Montes Claros, 14 de maio de 2022, por Eliel Meireles – A planta-tapete, ou Episcia cupreata, como é conhecida cientificamente, é uma herbácea nativa da América do Sul e encontra-se com facilidade em países como Colômbia, Venezuela e Brasil. Aliás, é comum vê-la como forração em jardim em varias residências, já que é uma espécie rasteira e de sombra.
No Brasil, a planta-tapete se desenvolve com mais facilidade em estados com temperaturas mais elevadas. Além disso, ela possui folhas aveludadas na parte de cima e suas flores possuem cor intensa e chamativa. Ou seja, caso esteja precisando renovar a estética do seu jardim, esta cultivar esta planta é a alternativa ideal.
Saiba mais: Saiba porque o mandacaru é a melhor opção para plantar em casa: entenda o passo a passo para cultivá-lo
Como cultivar a planta-tapete e prolongar sua vida
Em uma matéria da colaboradora Bruna Martins, publicada em 27 de agosto de 2021 para o site Casa Vogue da Globo, a jardineira e paisagista Tati Corazolla conta que os ramos da planta-tapete chegam a atingir 50 centímetros de comprimento em razão de sua característica trepadeira. Desse modo, a espécie se encaixa muito bem em vasos suspensos, tendo o cultivo como planta pendente. Então, o AgroNews mostra abaixo outros cuidados necessários na hora de cuidar dessa planta.

Vaso
Por ser uma espécie rasteira, a planta não atinge grandes alturas. Entretanto, é importante que o vaso onde ela será alocada seja espaçoso, de boca larga e baixo, já que ela se espalha e se desenvolve como um tapete ao redor do recipiente.
Solo
O solo ideal para o plantio e cultivo da planta-tapete precisa ser rico em matéria orgânica, fértil e que possibilite boa drenagem. Em outras palavras, recomenda-se um substrato de boa qualidade, que pode ser encontrado em qualquer loja de jardinagem. O uso de areia na mistura do substrato também se torna interessante para evitar um solo compactado.
Veja também: Como plantar beterraba em vaso? Ter este vegetal orgânico em casa nunca foi tão fácil
Planta-tapete de rainha gosta de sol ou sombra?
Essa espécie de planta se desenvolve melhor em meia-sombra, já que o contato direto com o sol por muito tempo, prejudica a sua folhagem. Sabendo disso, indica-se mantê-la no sol por pouco tempo, e logo após, deixá-la em um local com bastante claridade, como próximo às janelas, por exemplo.
A floração da planta-tapete
A planta-tapete produz flores vermelhas e em formatos de tubos. Acima de tudo, ao manter as regas da forma correta, solo fértil e a boa iluminação, será possível ter flores lindas e cheias de cor entre o início da primavera e início do outono.
Você também pode gostar: Como cultivar bonsai em vaso? Tenha a sua árvore em miniatura facilmente em casa