Saque do PIS/Pasep do INSS disseminado no WhatsApp é um golpe, confira!

0
309
Saque do PIS/Fonte: Reprodução
Saque do PIS/Fonte: Reprodução

Não é a primeira vez que criminosos se aproveitam da ferramenta mais popular de comunicação do mundo, WhatsApp, para disseminar seus ataques cibernéticos, dessa vez os bandidos utilizaram como isca o Pis Pasep do INSS. Os criminosos pegaram carona na liberação das cotas do PIS/PASEP para pessoas que trabalharam de 1971 a 1988.

De acordo com o DFNDR Lab, laboratorial da PSafe, empresa de segurança digital,  nas últimas 24 horas desde o lançamento do golpe, um total de 116 mil pessoas teriam se tornado vítimas dessa fraude.

O que você precisa saber sobre o Pis/Pasep

O modelo de golpe usado pelo bandidos sempre é o mesmo, eles enviam uma falsa mensagem para as vítimas, essas mensagem sempre vem com links. Com texto destacado a mensagem é alarmante e informa ao usuário sobre a retirada do dinheiro na rede bancária. Agências da Caixa Econômica Federal, quando é caso dos trabalhadores da iniciativa privada (PIS), e Banco do Brasil, quando se tratar de  servidores públicos, (Pasep).

Saque do Pis/ imagem internet
Saque do Pis/ imagem internet

Para evitar cair nesses golpes, os usuários devem desconfiar de qualquer link recebido pelo aplicativo de mensagem, já que bancos não utilizam esse meio de contato. As empresas de segurança orientam a não clicar em nenhum link. E em caso de duvidas, os usuários devem procurar a sua agência ou ligar para o órgão responsável citado na mensagem, e confirmar a veracidade dos fatos.

O grande problema é que mensagens como essas são repassadas de usuários para usuários sem checar a fonte, tornando-a viral em poucos minutos, e os prejuízos por partes dos usuários podem ser irreversíveis. Fiquem atentos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here