Após sucesso do ultimo decreto, Nova Mutum flexibiliza algumas medidas contra o novo Coronavírus

A ação segue o conjunto de normas recomendadas pelo Ministério Público do Estado, entenda

0
613
Prefeito Adriano Xavier Pivetta / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/
Prefeito Adriano Xavier Pivetta / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/

A prefeitura Municipal de Nova Mutum (localizada a 250 km de Cuiabá) anunciou a prorrogação de algumas normas no combate à Covid-19. Por outro lado, algumas medidas também foram flexibilizadas no comércio, conforme coletiva de imprensa, transmitida via live de Facebook nesta segunda (13.07).

A ação prorrogou o toque de recolher por mais duas semanas, no município, valendo das 21h até as 5h, exceto para atividades essenciais. Bem como liberou a venda de bebidas alcoólicas, até as 18h. Medida que vinha sendo vedada por completo no ultimo decreto vigente.

De modo geral, o prefeito municipal Adriano Xavier Pivetta (PDT), avaliou como positivos os ultimos 15 dias de decreto. E ainda reconheceu que a flexibilização será mínima, porém necessária.

“O toque de recolher continua valendo das 21h até as 5h. A Polícia Militar tem feito um trabalho muito grande, na orientação e fiscalização. Isso com certeza fez a diferença. As igrejas, da minha vontade era que voltassem, mas o Ministério Público mandou manter por live, por mais 15 dias. Deus vem nos abençoando. Que nesses próximos dias tenhamos boas notícias. Sabemos que não é fácil, pessoas perderam a vida. Mas, esperamos que os números caiam para nos livrar dessa doença. Queria a liberdade total, sem restrições, mas assim se faz necessário para que não hajam consequências maiores”, explicou.

Mais 15 dias de distanciamento social

Além das alterações citadas acima, na coletiva de imprensa também foram divulgadas outras medidas. Tudo seguindo a recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), no combate ao novo Coronavírus no município.

Pelas novas normas, bares devem continuar fechados. Enquanto, por outro lado, os deliveries de alimentos tiveram seu horário de atendimento estendido até as 22h. Propiciando assim a permanência das pessoas dentro de seus lares, durante este período de pandemia.

O toque de recolher fica prorrogado até o dia 26 de julho. Com exceção dos serviços essenciais, como farmácias, indústrias alimentícias e empresas de segurança.

Ao longo destas duas semanas, foram percebidas melhoras nítidas na incidência de casos de Covid-19 no município. A secretária de Saúde municipal, Anke Schwabe, explica por que o panorama tem sido melhor, apesar dos casos confirmados e notificados ter crescido.

“Isso acontece porque nós estamos testando. Ou seja, se os números “tem crescido” é sinal de que estamos conseguindo identificar mais casos e consequentemente, começar o tratamento precoce e isolamento. Evitando assim, que estas pessoas contagiem mais pessoas à sua volta, ou mesmo que seus quadros de saúde se agravem”, frisou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here