Take a fresh look at your lifestyle.

Quando uma dívida ‘caduca’ ou sai do Serasa posso ter de volta o cartão de crédito

Uma das grandes preocupações de quem teve dívidas no passado e não conseguiu saldá-las é a de saber em quanto tempo demora para ter seu nome limpo e poder voltar a comprar a prazo e ter um cartão de crédito. E se passados 5 anos a dívida some e não será preciso paga-la mais.

Esta preocupação do inadimplente, se mesmo depois de passar esse tempo, é preciso pagar a dívida, para ter de volta o seu nome limpo, é devido ao fato de que depois de permencer 5 anos, que ela sair da lista do Serasa. Mas e a dívida, o que acontece com ela?
Quem não conseguiu pagar teve o seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa
E com esta inclusão, feita na data da inadimplência, seu CPF permanece lá por cinco anos, depois desse tempo, sai automaticamente.

Mas mesmo passando os cinco anos da data da inadimplência será que é preciso pagar a dívida ou a dívida caduca e desaparece?

Como fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS. Foto/Roberto Mendes Como fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS. Foto/Roberto Mendes
É preciso separar as duas coisas: nome no Serasa e dívida prescrita
Uma coisa é o tempo que Leva para o nome sair do Serasa sair do Serasa, outra coisa é o tempo que leva para uma dívida ‘caducar’.

O que leva as pessoas a fazerem essa confusão, é que as duas tem um prazo de 5 anos estabelecidos pela lei, em alguns tipos de dívidas levam até 10 anos.

De fato alguns tipos de dívida prescreve, após 5 anos, como é o caso de boletos, cartã de crédito, e outros. Porém o fato da dívida prescrever ou caducar não significa que ela é perdoada.

E que você voltará a ter crédito na praça sendo que após esse tempo seu nome sai do Serasa.

Portanto, é importante que você entenda que dívidas com mais de cinco anos podem ser cobradas e o que a lei prevê para esses casos.

Em geral, as dívidas financeiras demora até dez anos para prescreverem, com algumas exceções:

Hospedagem (prescreve em um ano);
Aluguel (prescreve em três anos);
Boletos bancários, cartões de crédito, planos de saúde e contas de serviços públicos (prescrevem em cinco anos após a data do vencimento).

Dependendo do caso. Quando alguém não paga uma determinada dívida, muitas empresas ou bancos costumam “vender” a dívida, e a cobrança pode passar a ser feita por agências.

Muitas são cobradas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou ao Serasa, que são instituições aptas a realizar acordos com devedores, ajudando a quitar dívidas, com descontos que muitas vezes são atrativos e ajudam o consumidor a por a vida financeira em dia.
Neste final de 2018, a Serasa promoveu mais um Feirão Limpa Nome Serasa

Contas atrasadas e dívidas negativadas podem ser negociadas com vantagens nesta oportunidade. Além de negociar suas dívidas, seu nome vai sair da lista de negativados na Serasa, é preciso consultar no site , se suas contas estão podendo ser negociadas.

Consulta de seu CPF no Serasa para saber se tem dívida para negocias é grátis

Se seu débito,u a empresa para quem você deve estiver participando, os descontos e ofertas exclusivas valem a pena, é possível conseguir até 90% de desconto numa dívida, com parcelas e condições especiais de pagamento, de acordo com as regras de cada parceiro.

Mesmo depois de prescrita a dívida, posso conseguir de volta meu cartão de crédito?
A verdade, é que mesmo que todas as suas dívidas tenham prescrevido, você fica praticamente com o nome ‘sujo’, o score de crédito, e seu histórico sempre estarão atrapalhando, registrados no SPC e ao Serasa, isso sempre vai atrapalhar você a conseguir um cartão de crédito.

Porém muitas empresas de crédito e financeiras, tem dado uma segunda chance para quem quer começar uma vida nova, e concedem o cartão de crédito para quem já teve o nome sujo no passado.
Será preciso visitar os sites de empresas que concedem cartão de crédito para quem está negativado
Faça uma busca na internet e veja quais bancos e fintechs, bancos digitais, estão aceitando cadastros, fazer o cadastro é grátis, não paga nada, quem sabe, mediante uma analise da sua situação hoje, você consiga um cartão ou empréstimo.

E por fim, fica esclarecido, se o seu nome foi já está limpo, no Serasa SPC e outros, as agências de cobrança podem continuar a cobrar, mesmo depois da prescrição das suas dívidas, significando que ela não sumiu.

A empresa de cartão de crédito ou o banco para o qual você ficou devendo vai mantê-la no seu cadastros de inadimplentes, e caso você precise de crédito junto a estas instituições, seu histórico vai estar lá e será difícil conseguir.

Faça opção por novos bancos e empresas menores de crédito, elas estã ficando mais flexíveis em relação ao histórico de inadimplência, e considerando que todos merecem uma segunda chance. Boa sorte.

Comentários estão fechados.