Take a fresh look at your lifestyle.

Netflix é proibida de exibir estreias de filmes antes dos cinemas, na Itália

O ministro da Cultura da Itália, Alberto Bonisoli, efetuou um anúncio no dia 14 de novembro, um decreto-lei que exigem que filmes estrearão nas salas de cinema antes de ficarem disponíveis nos serviços de streaming.

Bonisoli disse que o decreto faz a regulamentação “das bases sobre como os filmes têm que ser distribuídos, primeiro às salas e depois às plataformas”. “Acho importante”, declarou ele para associação de comerciantes chamada Confcommercio, “assegurar a quem administra uma sala de cinema a tranquilidade de programar os filmes sem que esses estejam simultaneamente disponíveis também na internet”.

A medida recebeu aprovação depois de polêmicas entre aqueles que são administradores de redes de cinemas e os proprietários de plataformas de streaming de conteúdo audiovisual no decorrer dos festivais de Veneza e Cannes.

Seis filmes inclusos na programação da edição mais recente do festival de Veneza, todos produzidos pela Netflix, iriam estrear ao mesmo tempo no cinema e na plataforma. Por outro lado, em Cannes, depois da proibição da exibição dos na internet antes da realização competição, a Netflix tomou a decisão de não fazer a exibição de suas produções dentro da programação do festival.

As duas maiores associações de salas de cinema italianas, a Associação Nacional de Expositores de Cinema (ANEC) e a Associação Nacional de Expositores Multiplex (ANEM) declararam ser “um assunto delicado que deveria ser encarado de acordo com todos os expositores do setor cinematográfico”, principalmente em uma época de “de grave crise” para a indústria do cinema na Itália.

Até então, na Itália não haviam regras específicas a respeito desse assunto, somente era respeitado a tradição de aguardar 105 dias desde sua primeira exibição nos cinemas para aí sim o filme chegar em outras plataformas.

Na visão do ministro da Cultura da Itália, a medida será útil para auxiliar a “melhorar as salas e fazer com que sejam cada vez mais capazes de oferecer uma experiência única”.

Comentários estão fechados.