Take a fresh look at your lifestyle.

Publicidade

Os 6 benefícios para a saúde de Ginkgo Biloba

0

Ginkgo Biloba também conhecido como a árvore de maidenhair é derivado de uma das mais antigas espécies de árvores em todo o mundo. As árvores podem crescer mais de 30 metros de altura e podem viver por mais de 1.000 anos. Dizem que algumas árvores na China têm mais de 2.500 anos de idade. Ginkgo biloba é um suplemento popular e um dos medicamentos fitoterápicos mais vendidos. O extrato de ginkgo biloba é coletado das folhas verdes secas da planta e está disponível como extratos líquidos, cápsulas e comprimidos. Ginkgo é uma grande árvore com folhas em forma de leque.

Ginkgo biloba foi usado pela primeira vez por suas propriedades medicinais na China antiga. Os chineses tomaram o gingko por seus benefícios cognitivos e por aliviar os sintomas da asma.

Gingko contém altos níveis de flavonoides e terpenóides,  antioxidantes que fornecem proteção contra o dano celular oxidativo de radicais livres nocivos. Desta forma, acredita-se que os antioxidantes ajudam a reduzir o risco de câncer.

1.       MELHORA A SAÚDE E FUNÇÃO COGNITIVA

Um dos benefícios à saúde mais proeminentes associados ao extrato de Ginkgo biloba é o fato de poder melhorar a saúde e a função cognitiva. Estudos descobriram que o extrato poderia ajudar a tratar e prevenir a demência e a doença de Alzheimer. Isso ocorre porque auxilia no fluxo sangüíneo e no transporte de oxigênio para o cérebro, além de também fornecer proteção às células nervosas, e acredita-se que ele ajude na memória de curto e longo prazo.

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, “Gingko é amplamente utilizado na Europa para o tratamento de demência”. Médicos começaram a usá-lo porque achavam que melhorava o fluxo sanguíneo para o cérebro, mas estudos mais recentes indicam que ele pode proteger as células nervosas de danos na doença de Alzheimer.

Há algumas evidências indicando que o ginkgo pode ajudar pessoas com demência, embora mais estudos sejam necessários para confirmar isso.

Os benefícios podem incluir melhor raciocínio e memória, melhor comportamento social e melhor capacidade de realizar tarefas cotidianas. Os pesquisadores acreditam que o ginkgo melhora a função cognitiva porque promove uma boa circulação sanguínea no cérebro e protege o cérebro e outras partes dos danos neuronais.

2.       AUMENTA A CONCENTRAÇÃO

Pesquisas mostram que o ginkgo pode ajudar a combater a falta de concentração, reverter o declínio cognitivo e curar a fadiga. Quando pesquisadores do Instituto de Psicologia Médica da Universidade de Munique testaram os efeitos do gingko sobre o desempenho mental de adultos saudáveis ​​durante um período de quatro semanas, encontraram diferenças significativas na saúde mental auto-estimada, bem como na auto-estima da qualidade de vida entre aqueles que tomam gingko e o grupo placebo. Isso é verdade mesmo que não houvesse diferenças entre os dois grupos em termos de saúde geral.

3.       ANSIEDADE DEPRESSÃO

Ginkgo pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão. Um estudo publicado no Journal of Psychiatric Research, descobriu que pessoas com transtorno de ansiedade generalizada que tomaram ginkgo experimentaram melhor alívio da ansiedade do que aqueles que tomaram um placebo.

Pesquisas sugerem que o ginkgo biloba beneficia a capacidade do corpo de lidar com estressores e neutraliza os efeitos de altos níveis de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.

4.       VISÃO E SAÚDE OCULAR

Um pequeno estudo observou melhorias na visão de pessoas com glaucoma que tomaram 120 miligramas por dia de gingko durante um período de 8 semanas. Alguns estudos também sugeriram que o gingko pode ajudar pessoas com degeneração macular a manter a visão por mais tempo. Alguns estudos descobriram que o ginkgo é eficaz na redução do risco de degeneração macular relacionada à idade, graças aos seus fatores ativadores de plaquetas e à prevenção de danos na membrana causados ​​pelos radicais livres. Acredita-se que os fatores vasculares e o dano oxidativo sejam duas causas primárias de perda de visão e outros distúrbios oculares relacionados à idade, mas plantas antioxidantes e ervas como o gingko ajudam a mitigar esses efeitos.

5.       REDUZ OS SINTOMAS DA ASMA

Alguns estudos descobriram que o extrato de ginkgo pode reduzir os sintomas relacionados à asma. Porque diminui a inflamação, melhora a atividade antioxidante e tem efeitos positivos sobre o funcionamento do nervo, as pessoas relataram menos dificuldade para respirar ao tomar ginkgo.

6.       PREOCUPAÇÕES E INTERAÇÕES

Ginkgo pode causar uma reação alérgica em pessoas que são alérgicas, por isso, o recomendado é que procure seu médico antes de tomar qualquer decisão. Os pacientes com distúrbios da circulação sangüínea ou indivíduos que tomam anticoagulantes, como a aspirina, correm o risco de sofrer efeitos indesejáveis ​​após tomarem ginkgo. A Universidade de Maryland Medical Center adverte que as pessoas não devem comer a fruta ginkgo ou semente.

 

 

 

Os 6 benefícios para a saúde de Ginkgo Biloba
Avalie essa Notícia

site statistics