Take a fresh look at your lifestyle.

Enormes juros no Cartão de Crédito? Saiba o que te faz gastar demais

Juros no cartão de crédito é um grande problema, ainda mais quando o Brasil é o país das taxas mais altas. O Diário Prime vem trazer, nesta terça-feira (05), os principais motivos que fazem o usuário de cartão de crédito gastar demais e, consequentemente, aumentar seus juros.

Cartão de Crédito/Fonte: Ilustrativa/Reprodução Cartão de Crédito/Fonte: Ilustrativa/Reprodução

Que o Brasil é o país de juros mais altos, não apenas em cartão de crédito, todos sabem. Tanto que o Banco Central informou que em dezembro de 2018, a taxa de juros no rotativo do cartão de crédito chegou a 285,4% ao ano. Quer parar de gastar de forma forma exagerada? Confira o que te faz chegar a isso.
Alguns motivos que fazem gastar demais com cartão de crédito
Cartão de crédito/Fonte: Reprodução Cartão de crédito/Fonte: Reprodução

O cartão de crédito traz uma falsa ilusão de dinheiro infinito, e não manter os gastos dentro do orçamento deixa o usuário no vermelho de uma forma incrível. Pode ser uma dica óbvia, mas pare de gastar além do que você pode pagar. Faça cálculos, anote, use aplicativos de controle de gastos, mas sempre saiba o quanto está gastando.

Ter muitos cartões é algo que faz gastar muito além do limite. O recomendado é ter no máximo dois cartões e usá-los com maturidade. Sem extrapolar nos gastos, pois é necessário ter o valor da fatura a ser paga no final do mês.

Não conhecer o valor das taxas de juros do seu cartão de crédito e não fazer uma análise sobre elas é um erro que faz perder o controle dos gastos, pois se não houver interesse em entender os créditos e juros rotativos, não haverá noção na hora de pagar o mínimo de uma fatura.
Mais alguns erros no uso de cartão de crédito
Parcelar as compras no supermercado é algo que não deve ser feito, mas é. Compras que são feitas mensalmente, como no supermercado, toda vez que parceladas, vão reduzindo cada vez mais o limite, e chegará uma fase em que seu crédito não será mais suficiente. A não ser que a fatura seja paga de forma integral, porém, ainda assim, não é recomendado.

Não procurar por cartão de crédito sem anuidade é outro erro de quem tem um orçamento apertado. Um cartão de crédito sem anuidade como o da Nubank, traz uma economia nas tarifas de forma que sobra dinheiro todo fim de mês.

Isso é algo um tanto óbvio, mas não colocar a data de vencimento próximo ao dia de pagamento faz muita gente ficar no aperto. Pode-se até colocar a conta em débito, mas não corra o risco de entrar no vermelho por não pagar a fatura.

Não aproveitar dos benefícios do programa de recompensas do seu cartão de crédito também é um erro. Aproveite esse benefício, como o MasterCard Surpreenda, e ganhe descontos no cinema, nas passagens, etc. Dessa forma, você economiza um ótimo dinheiro.

Leia também: Bancos oferecem Cartão de Crédito para negativados sem consulta ao CPF
Alguns aplicativos que ajudam a controlar os gastos com cartão de crédito
Aplicativo no celular/Fonte: Reprodução/Internet Aplicativo no celular/Fonte: Reprodução/Internet

Wally que é um aplicativo totalmente gratuito;
Mobills é disponível para android, IOS e Windows e tem versão gratuita e paga;
Minhas Economias também é um aplicativo gratuito;
Moni é gratuito somente para IOS;
Organizze é um aplicativo também com versão gratuita e paga;
Guiabolso é também totalmente gratuito com mais de 5 milhões de usuários.

Os aplicativos para o controle de gastos são muito recomendados na hora de manter suas finanças em dias. Escolha um deles e aproveite seus benefícios!

 

Comentários estão fechados.