4 vantagens de utilizar o aparelho dentário

0
142
noticias
noticias

Atualmente, a maioria das pessoas tem buscado por um sorriso bonito, pois isso impacta diretamente em diferentes questões da vida. Além disso, é uma maneira de elevar a autoestima e ter uma melhor qualidade de vida.

A busca não tem sido em vão: com o avanço da tecnologia odontológica, os procedimentos estéticos têm sido cada vez mais eficientes. Algumas vezes, em casos complexos ou mais difíceis, pode ser um tratamento que leva um pouco mais de tempo, mas o importante é que os resultados chegam.

As visitas ao dentista tornam-se essenciais por isso: quanto antes o tratamento for iniciado, enquanto crianças e adolescentes, mais eficiente é o resultado. Em adultos o procedimento é igualmente possível, mas pode levar mais tempo para que os objetivos sejam atingidos.

Confira algumas das principais vantagens em fazer o uso do aparelho ortodôntico.

  1. Sorriso harmônico

A grande finalidade dos aparelhos ortodônticos é essa: corrigir os problemas existentes na dentição. Dessa forma, é através do tratamento realizado em uma clínica de ortodontia que é possível garantir dentes alinhados e harmônicos.

Um maior alinhamento dentário garante ao paciente uma boca saudável: livre de dores, de inflamações, infecções e de mau hálito.

Um dos grandes motivos para o uso do aparelho está em questões como o apinhamento dos dentes ou em diastemas (um maior espaço entre eles). Esses benefícios são tanto estéticos, como também influenciam na saúde bucal do paciente, uma vez que melhora a higienização da boca.

  1. Higiene bucal

Endireitar os dentes, assim como corrigir os diastemas e o apinhamento faz com que não se criem áreas com o acúmulo de sujeira, podendo acumular a placa bacteriana. Dessa maneira, é mais difícil que problemas bucais ocorram, como a cárie e doenças gengivais.

Apesar de muitos reclamarem da higienização durante o uso do aparelho dentário, sendo preciso tomar um maior cuidado, assim como criar melhores hábitos e utilizar itens diferenciados de higiene, o tratamento a longo prazo traz apenas benefícios.

Muitas vezes, a ida à clínica de ortodontia pode ser essencial para questões como a higienização da boca durante o uso do aparelho para garantir que esteja livre de doenças e que a higiene esteja sendo realizada da maneira correta.

  1. Outras funções da boca

O uso do aparelho corrige maxilares desalinhados, colocando-os nos locais corretos, com uma alteração nas bases ósseas, maxila e mandíbula, além dos dentes.

Uma mordida mal alinhada provoca problemas não apenas aos dentes, mas em toda a estrutura facial. Dessa forma, com o uso do aparelho, problemas relacionados à oclusão da boca, assim como de dicção e respiração são positivamente afetados.

É possível, inclusive, consertar problemas como a oclusão da boca (quando não há um fechamento total mesmo com o relaxamento mandibular), impactando diretamente em uma melhora da mastigação, assim como a digestão e a respiração.

A ida à clínica de ortodontia garante questões fundamentais ao funcionamento de todo o corpo. Por isso, é tão importante que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível para que desde criança esses problemas sejam corrigidos, melhorando a qualidade de vida quando associado a tratamentos multidisciplinares.

  1. Bem-estar

É indiscutível como a ida à clínica de ortodontia pode melhorar a vida do paciente, principalmente quando todos os cuidados são seguidos à risca, assim como o acompanhamento, que é feito da maneira correta com o ortodontista. Normalmente, devem ser realizadas as consultas mensais para que o profissional consiga ver o andamento do tratamento, assim como se os objetivos a médio e longo prazo estão sendo atingidos.

Muitos pacientes aparecem na clínica de ortodontia com problema de dores de cabeça extrema por conta de problemas na mordida e tensões musculares. O tratamento ortodôntico garante um maior bem-estar também em relação a isso: com a correção desses problemas, é possível garantir uma melhora nas dores, tanto de maneira parcial, como total.

O melhor de todos os benefícios, para muitos pacientes, está principalmente na questão estética. Esse é um dos principais objetivos daqueles que buscam utilizar algum aparelho ortodôntico, pois entendem como é fundamental para realizar as correções dentárias.

Um sorriso bonito melhora a qualidade de vida do indivíduo exponencialmente. Outras áreas da vida são diretamente impactadas, garantindo um melhor convívio social e profissional, longe de constrangimentos.

Por mais simples que isso possa parecer, é através do uso do aparelho e, principalmente, após retirá-lo, que os pacientes podem se sentir mais confiante com o seu trabalho, em falar diante de pessoas desconhecidas, garantindo um aumento positivo na autoestima, que influencia no bem-estar pessoal.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here